Dark Harvest (Pt. 1), que será editado a 6 de junho através da sua editora independente, Supernatural Records, é o quarto álbum de estúdio do cantor, compositor e músico inglês nomeado para um Mercury Prize. O primeiro single, “Radical Tenderness”, já está disponível e reflete os desafios e a transformação pessoal que viveu nos últimos três anos.
Sobre o álbum, Nick explica: “Para mim, Dark Harvest (Pt. 1) acompanha a descida e o luto que vivi nos últimos três anos, durante as perdas e desafios que enfrentei. Foram anos muitas vezes brutais, que me tornaram mais sensível, como sei que aconteceu com muitos outros. Criar esta música ajudou-me a superar tudo isso.”
Ele acrescenta ainda: “No momento mais difícil, quando estava no meu limite, uma amiga disse-me: ‘Haverá uma ‘colheita sombria’ de tudo isto, Nick, haverá um tesouro que virá destas lutas.’ E ela tinha razão.”
Juntamente com o álbum, foi anunciada a Dark Harvest – World Tour, que começará em junho no Reino Unido e seguirá pela Irlanda, Europa, América do Norte e Austrália. A tour inclui concertos intimistas e apresentações a solo, permitindo aos fãs experienciar esta nova fase do artista ao vivo.
Com uma carreira marcada pela fusão entre tradição e inovação, Mulvey tem explorado sonoridades que vão do acústico ao eletrónico. Desde os tempos como membro fundador do Portico Quartet até à sua jornada a solo, o músico tem vindo a consolidar a sua identidade única. O seu álbum de estreia, First Mind (2014), foi nomeado para o Mercury Prize, seguido de Wake Up Now (2017) e vários EPs. O seu último trabalho, New Mythology (2022), foi gravado em Paris durante a pandemia. Agora, depois de três anos de desafios e crescimento, regressa com Em Dark Harvest (Pt. 1), que contou com a colaboração de produtores de renome como Jimmy Hogarth (Amy Winehouse, Paolo Nutini), Leo Abrahams (Brian Eno, Jon Hopkins) e os irmãos Parisi (Ed Sheeran, Fred Again..), que ajudaram a dar vida à sua visão artística.